Glaucoma

O glaucoma é uma lesão progressiva no olho, no nervo óptico. Esta condição oftalmológica costuma afetar indivíduos a partir dos 40 anos, tendo como agravantes traumas oculares, diabetes e hereditariedade. 

Considerado uma doença grave, ele é caracterizado pelo aumento da pressão ocular, que danifica o nervo óptico, sendo que quando não tratado da maneira adequada, pode levar à cegueira.

O que é glaucoma?

Glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular, comprometendo a visão periférica ou total.

O tipo mais comum encontrado é o de ângulo aberto, representando mais de 80% dos casos. Sendo que quando não tratado pode levar a cegueira, podendo passar despercebida por ser inicialmente assintomática.

Por essa razão, é de extrema importância fazer consultas de rotina com um oftalmologista, para acompanhar a saúde dos olhos.

Qual o primeiro sinal de glaucoma?

Com início assintomático, o glaucoma pode levar muito tempo para ser diagnosticado, quando o paciente não faz consultas rotineiras. O seu primeiro sinal, já em fase avançada, é o comprometimento da visão periférica.

Em seguida, o indivíduo nota o estreitamento do campo visual, enxergando em formato tubular. Outros sintomas da patologia são olhos lacrimejando, dor nos olhos, fotofobia, olhos vermelhos e dor de cabeça.

Para saber se você tem a doença e tratá-la, o indicado é fazer exames oftalmológicos periódicos.

De modo geral, essa patologia ocorre com mais frequência a partir dos 40 anos. No entanto, ela pode atingir pessoas de todas as idades, o que pede um cuidado com os olhos em todas as fases da vida.

Quais são os tipos existentes?

O glaucoma pode ser causado pela obstrução da malha trabecular ou pelo aumento da produção do humor aquoso – um líquido transparente responsável pela lubrificação dos olhos e pela pressão intraocular.

Existem 4 principais tipos da doença: congênito, de ângulo aberto, neovascular e agudo. No caso do glaucoma congênito (forma mais rara), ele é presenciado em crianças recém-nascidas.

O de ângulo aberto é o mais comum, sendo causado pelo aumento da pressão intraocular, encontrado em 80% dos casos entre adultos. Já o neovascular é uma condição que apresenta olhos vermelhos, devido a processos inflamatórios.

Em último está o de ângulo fechado conhecido como agudo, que se caracteriza por sintomas mais intensos causando ânsia de vômito e náuseas. O quadro é tão grave que em cerca de 4 a 6 horas após a crise sem intervenção médica, o indivíduo pode perder a visão para sempre.

O que leva uma pessoa a ter glaucoma?

O indivíduo pode desenvolver o glaucoma devido a fatores hereditários, em casos raros, já nascendo com a condição. Visto que cerca de 6% dos pacientes que apresentam essa patologia, também já tiveram casos registrados entre familiares.

Algumas doenças, como a diabetes, também estão na lista das causas. Salientando que a idade também é um fator agravante. Além de traumas oculares, que podem desenvolver a condição em pessoas de qualquer idade.

Qual é o tratamento da doença?

Assim como existem vários tipos dessa patologia, também existem diversos tratamentos para glaucoma. Infelizmente essa é uma doença que não tem cura. O oftalmologista realiza apenas o seu controle.

Quando a condição é diagnosticada precocemente e tratada, o paciente segue com uma vida perfeitamente normal. Uma vez que os cuidados necessários amenizam os sintomas da patologia.

O tratamento é geralmente realizado com o uso de colírios que estabilizam ou reduzem a pressão intraocular. Doenças crônicas como a diabetes também devem ser tratadas, para retardar a progressão da doença.

Em casos mais graves, o paciente com a doença deve se submeter a um procedimento cirúrgico, que reduz a pressão intraocular.

plugins premium WordPress